Clique AquiConheça nossos Roteiros Turísticos, Visualize os mapas e saiba como chegar em nossos atrativos turísticos.

Clique AquiServiços de apoio ao Turista: Onde se Hospedar, Restaurantes, Bares, Clubes, Pousadas, Danceterias, etc...

Clique AquiConheça os principais Pontos Turísticos da Cidade de Pimenta, Distrito de Santo Hilário e demais atrativos da Região do Lago de Furnas.

Clique AquiPasseios Turísticos da Cidade de Pimenta. Caminhadas, trilhas de MountainBike e Motocicleta, Caminhadas Religiosas, Lazer e diversão. Monte seu Roteiro...

Clique AquiA cidade de Pimenta é propícia para a prática de Esportes radicais como: Paraglider, Trilhas de Jeep e Gaiolas, Rapel, Voo Livre, Motocross, etc...

Clique AquiConheça as belezas naturais do Município de Pimenta, suas cachoeiras, lagoas e atrativos turíticos...

Destaques

Forno de Cal de Pimenta

 

Matéria Sobre o Forno de Pimenta

Análise de entorno – situação e ambiência: Em frente aos fornos de cal está

Versão Mobile

Casa do Turista apresenta versão Mobile

A Casa do Turista de Pimenta, sempre em busca da satisfação de seus usuários, turistas

Rampa de Voo Livre - Serra do Chapadão

Pimenta - Rampa da Serra do Chapadão - MG

Altitude: 1200m. Desnível: 380m.

Histórico da Cidade de Pimenta

Pimenta - MG

Origem - A origem de Pimenta remota ao ano de 1790, quando surgiu um rancho ou pouso, certamente com a intenção de

Nossos Parceiros

Prefeitura de Pimenta Prefeitura de Pimenta Prefeitura de Pimenta Prefeitura de Pimenta

Forno de Cal de Pimenta

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

 

Matéria Sobre o Forno de Pimenta

Análise de entorno – situação e ambiência: Em frente aos fornos de cal está parte da Represa de Furnas e ao lado a sede da Fazenda Boa Fé. As ruas do entorno são em terra batida e não possuem passeios. Existem postes altos de concreto, de iluminação pública. Quase não se têm vizinhos, a maior parte está na outra margem da represa. A maior parte do entorno é um loteamento, que pertencia à fazenda, ainda em processo de urbanização. Dos fornos avista-se grande parte do centro da cidade. Devido ao loteamento, ainda inacabado, o entorno é pouco arborizado, sendo a maior arborização na própria fazenda. Os Fornos de Cal se destacam no entorno, devido à sua dimensão e localização, no início da Av. JK, de frente para a cidade, sem nenhum obstáculo à sua visibilidade.
Histórico: Os Fornos de Cal da Fazenda Boa Fé foram construídos há aproximadamente trinta anos, sob ordem do Sr. Amador José da Silva, marido da Sra. Ana Aparecida Macedo Silva. Existia uma caieira, onde se queimava cal e o Sr. Amador resolveu ampliar os negócios. Há treze anos, logo após seu falecimento, os fornos foram desativados. A edificação que funcionava como escritório está fechada e atualmente, antigos trabalhadores ainda residem no local. Os Fornos de Cal, voltados para a cidade de Pimenta e em frente à Represa de Furnas, configura um local pitoresco e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo. (SECTUR)
A SECTUR vai solicitar ao Prefeito Ailton Costa Faria  e à sua Secretaria Municipal de Administração licitar uma Empresas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, para elaboração de Projeto de RESTAURO e MANUTENÇÃO do bem, que tem também por intuito transformá-lo em um espaço para visitação turística, realização de eventos culturais, esportivos e de lazer, logicamente respeitando suas formas tradicionais em todos seus aspectos históricos.
Descrição: Os Fornos de Cal foram construídos em uma encosta, em concreto armado e tijolos de barro cozidos. A parte frontal é toda rebocada com argamassa de cimento. Na frente dos fornos, o terreno é praticamente plano. Na parte superior dos fornos existem grandes aberturas no chão, feitas em tijolos de barro cozidos, em formatos circulares. Na parte inferior, aberturas com verga em arco pleno, dão acesso a outras aberturas menores, também com vergas em arco pleno, que chega na parte inferior dessas grandes aberturas. Na parte superior, o terreno é alagado, com muita água minando, que escorre para baixo, indo em direção à Represa. Em frente aos fornos, uma edificação em alvenaria estrutural, de dois pavimentos, rebocada e pintada de branco e azul com escada metálica externa, funcionava como escritório. Possui cobertura em uma água em telhas coloniais, esquadrias de verga reta, com portas de madeira, com uma folha de abrir, pintada de azul e as esquadrias metálicas com vedação em vidro fantasia transparente e sistema de abrir em duas folhas de correr e outra em báscula. A porta principal possui duas folhas de abrir. A fachada principal com platibanda em estilo art decó, simplificado. Existe outra edificação menor onde reside uma família.

Fotos

Fotos

Vídeos

Videos

Informações

informações
Casa do Turista

Centro de Apoio ao Turista.

Av. Jair Leite, Nº 337 - Centro - Pimenta/MG

Contato: (37) 3324-1057

Casa do Turista

"Aqui o Turista é de Casa!"

Prefeitura Municipal de Pimenta - Uma nova História.

Serviços:

Fale Conosco

Telefones Úteis

Como Chegar

Mapa do Site